terça-feira, setembro 12, 2006

Palitos do Marquês

Hoje fiquei sózinho na cozinha onde trabalho e tive tempo para tentar fazer a receita que consta no site da CMO de Palitos do Marquês. Ficaram parecidos mas falta qualquer coisa (uma especiaria talvez) que os diferenciará de um normal biscoito. A sugestão partiu do meu grande amigo e empresário J. Plantier. Vou experimentar outras versões destes palitos até encontrar a que tanta fama chegou a ter mesmo além fronteiras.

http://www.cm-oeiras.pt/docs/singularidades/2003/jul_singular_03.pdf#search=%22palitos%20do%20marqu%C3%AAs%22

Receita:
Bata quatro gemas de ovos com duzentos gramas de açucar e, separadamente, as claras em espuma. Junte uma com a outra, duzentos gramas de farinha, casca de limão raspada, mexendo sempre. Junte-lhe cinquenta gramas de amêndoas descascadas, mas inteiras, e leve tudo a um tabuleiro untado de manteiga de vaca e polvilhado com farinha. Leve-o ao lume a cozer a massa e, depois de bem cozida, volte o tabuleiro sobre a mesa; corte o bolo em palitos, os quais vão, novamente, ao forno a alourar.

1 comentário:

Luisa Alexandra Pinto Gouveia disse...

olá descobri este quando pesquisava sobre as queijadas de oeiras e a sua bolaria pois estou a fazer um trabalho na faculdade sobre os doces regionais ainda presentes na grande área metropolitana de Lisboa.
sexta feira passada estive a fazer uma entrevista ao senhor Carlos Malato na casa das queijadas que me apresentou toda a bolaria que produzem e especificamente me mostrou os registos de marca dos produtos da casa, onde consta a marca "Palitos do Marquês". será do conhecimento do mesmo haver outra casa a comercializar os referidos?

Luisa