segunda-feira, outubro 02, 2006

Reconhecimento de Lezírias Ribatejanas como Indicação Geográfica para arroz carolino

Portugal, actualmente é classificado como o país europeu que evidencia o consumo de arroz per capita mais elevado da Europa (cerca de 15Kg), valor este duas vezes e meia superior ao país Europeu com o segundo maior consumo per capita, a Espanha (6 kg).
Tradicionalmente a Gastronomia Portuguesa é muito exigente na complexidade de sabores, fruto da tradição latina e da expansão marítima que trouxe para a Europa novas experiências gustativas. O consumidor Português tornou-se assim num dos mais exigentes em relação à qualidade do arroz.

Um arroz suficientemente complexo para ser apreciado pelo paladar Português, requer uma confecção cuidada, exigindo-se que o arroz absorva os paladares, ingredientes ou alimentos com os quais é cozinhado.

De entre as regiões produtoras, a Lezíria Ribatejana é notável. Este nome é usado, conhecido e reconhecido para designar o arroz carolino produzido nas regiões limítrofes do estuário do Tejo, nas quais se desenvolveram modos de produção locais, leais e constantes e nas quais se obtém um produto com características essencialmente atribuíveis à região.

Mais informação em:

Sem comentários: